Jogos e
Brincadeiras para a Educação Infantil
Maria do Rocio M. Buczek
Apresentação: A importância do
Lúdico no desenvolvimento infantil
O mundo do lúdico é um mundo onde a criança está em
constante exercício. É o mundo da fantasia, da imaginação, do faz-de- conta, do
jogo e da brincadeira. Podemos dizer que o lúdico é um grande laboratório que
merece toda atenção dos pais e educadores, pois é através dele que ocorrem
experiências inteligentes e reflexivas, praticadas com emoção, prazer e
seriedade. Através do brinquedo e das brincadeiras ocorre a descoberta de si
mesmo e do outro, portanto, aprende-se. É no brincar que a criança está livre
para criar e é através da criatividade que o indivíduo descobre seu eu. Segundo
Platão: “Você aprende mais sobre uma pessoa em uma hora de brincadeira do que
uma vida inteira de conversação.” Pode-se dizer, que as brincadeiras e os jogos
são as principais atividades físicas da criança; além de propiciar o
desenvolvimento físico e intelectual, promove saúde e maior compreensão do
esquema corporal. É jogando que a criança aprende a respeitar regras, limites,
esperar a vez e aceitar resultados. O brincar e o jogar para a criança não é
apenas um passatempo ou simples diversão mas, um momento sério, pois está
aprendendo o que ninguém pode lhe ensinar, descobrindo o mundo e as pessoas que
a cercam. E o que é o faz-de-conta? É exercitar e promover o seu raciocínio
abstrato. Por exemplo: uma criança ao amassar uma folha de papel formará uma
bola, que para ela poderá ser a bola de um famoso time de futebol, ou de um
famoso jogador de tênis... enfim, estará fazendo uso da abstração para construir
através da imaginação o seu mundo. Nesse sentido, esta apostila reúne diversas
experiências para brincar com as crianças. As brincadeiras são voltadas à faixa
etária de 4 a 6 anos, podendo algumas serem adaptadas às crianças de 3 anos. O
importante é que as brincadeiras façam parte do cotidiano do trabalho na
educação infantil. Brinque todos os dias com as crianças. Elas vão adorar. Bom
divertimento!
1.
Arco – Íris A – fazer um arco-íris no chão com giz ou tiras de papel
crepom coloridas. Colocar no final do arco-íris um baú (caixa de papelão) com
brinquedos, bexigas, objetos ou fantasias que correspondam às cores do arco-íris
desenhado no chão. Execução: formar fileiras, uma para cada cor atrás de uma
linha em frente ao arco-íris a mais ou menos 1m de distância ao sinal do
professor, os primeiros de cada fila deverão sair andando por cima da linha até
o baú e trazer um objeto que corresponda à cor de sua equipe. Todos deverão
repetir o mesmo processo; a próxima criança sairá somente quando seu companheiro
ultrapassar a linha de chegada. A equipe que primeiro completar o jogo será
vencedora.
2.
Arco – Íris B – quando utilizar bexigas, seguir o mesmo processo acima
onde as crianças deverão pegar no baú uma bexiga que corresponda à cor de sua
linha e estourá-la, sentando em cima, antes de retornarem às filas.
3.
Arco – Íris C – igual às brincadeiras acima utilizando fantasias, roupas
e adereços diferentes como perucas, chapéu, vestido, calça, nariz de palhaço ou
outro, xales etc, quando todos estiverem com as suas peças na mão deverão vestir
(fantasiar) um colega. Vence a equipe que vestir primeiro e for a mais
criativa.
4.
Bolinhas de pingue-pongue – Soprar bolinhas de ping-pong: traçar duas
linhas a uma distância de 3m uma da outra e formar fileiras uma de frente para a
outra atrás das linhas. Inicia-se o jogo dando uma bolinha para as primeiras
crianças de cada fila de um dos lados, estas deverão soprá-las até seus
companheiros das filas à frente indo para trás destas filas. A criança que
recebeu a bolinha repetirá a mesma ação para o outro lado e assim
sucessivamente. Se for em forma de competição, vence a equipe que terminar
primeiro.
Dois a dois
lançando a bolinha com as mãos, um para o outro, deixando quicar no chão antes
de pegá-la (deixar quicar 1x, depois 2x, 3x, 4x etc)
Jogar na
parede e pegar com as duas mãos, jogar no teto e deixar quicar no chão,
1,2,3,4... antes de pegá-la
Caçar a
bolinha com caixa de sapato – 2 a 2, um com uma caixa de sapato e outro com
bolinhas (de pingue-pongue, papel, isopor, etc). ficam distantes mais ou menos
2m, dependendo do tamanho (idade) da criança. Enquanto uma lança as bolinhas a
outra deverá caça-las com a caixa.
5.
Caixas de sapato – Patins com caixas de sapato – fazer várias fileiras
onde os primeiros receberão 2 caixas de sapatos sem tampa que serão os patins.
Colocá-los atrás de uma linha de saída. Ao sinal, deverão correr até um ponto
pré-determinado, podendo ter uma cadeira para contorná-la, e retornar entregando
os patins para o próximo que repetirá a mesma ação e assim por diante. Vence a
equipe que as crianças acabarem o percurso primeiro.
Carrinho com
caixa de sapato – amarrar um pedaço de barbante em uma das extremidades da caixa
para puxar. Esta brincadeira poderá ser cada criança com seu carrinho buscando
objetos, figuras, letras, números etc., solicitados pelo educador.
Rebater a
bolinha: com o fundo da caixa de sapato ou com as tampas, como tênis ou
pingue-pongue.
6.
Revezamento – formar fileiras como mostra o desenho anterior; na linha
traçada e em frente a cada equipe colocar um objeto ou uma bola. O objetivo do
jogo é: uma criança vai buscar o objeto e a outra vai levar. Vence a equipe onde
todas as crianças executaram a ação.
7.
Desenho comunitário com música – espalhar folhas de papel pela sala e
lápis colorido. Ao som de uma música, as crianças deverão caminhar no ritmo
dançando e, ao parar a música, começar a desenhar, cada uma em uma folha; a
música retorna, e voltam a caminhar. Ao parar novamente a música, vão até outro
papel, e continuam o desenho do colega. Isto se repete até que o educador
observe que os desenhos já se definiram. No final todos pegam um papel e
comentam sobre o desenho mostrando a todos.
Fonte: Blogger " O Diário da Creche "
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