Toda escola tem objetivos que deseja alcançar, metas a cumprir e sonhos a
realizar. O conjunto dessas aspirações, bem como os meios para
concretizá-las, é o que dá forma e vida ao chamado projeto
político-pedagógico - o famoso PPP. Se você prestar atenção, as próprias
palavras que compõem o nome do documento dizem muito sobre ele:
- É projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo.
- É político por considerar a escola como um espaço de
formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão
individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela
vai seguir.
- É pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.
Ao juntar as três dimensões, o PPP ganha a força de um guia - aquele que
indica a direção a seguir não apenas para gestores e professores mas
também funcionários, alunos e famílias. Ele precisa ser completo o
suficiente para não deixar dúvidas sobre essa rota e flexível o bastante
para se adaptar às necessidades de aprendizagem dos alunos. Por isso,
dizem os especialistas, a sua elaboração precisa contemplar os seguintes
tópicos:
- Missão
- Clientela
- Dados sobre a aprendizagem
- Relação com as famílias
- Recursos
- Diretrizes pedagógicas
- Plano de ação
- Missão
- Clientela
- Dados sobre a aprendizagem
- Relação com as famílias
- Recursos
- Diretrizes pedagógicas
- Plano de ação
Por ter tantas informações relevantes, o PPP se configura numa
ferramenta de planejamento e avaliação que você e todos os membros das
equipes gestora e pedagógica devem consultar a cada tomada de decisão.
Portanto, se o projeto de sua escola está engavetado, desatualizado ou
inacabado, é hora de mobilizar esforços para resgatá-lo e repensá-lo.
"O PPP se torna um documento vivo e eficiente na medida em que serve de
parâmetro para discutir referências, experiências e ações de curto,
médio e longo prazos", diz Paulo Roberto Padilha, diretor do Instituto
Paulo Freire, em São Paulo.
EMEI Zuila Morais
Projeto Político Pedagógico
MISSÃO:
Educar para o futuro, criando
condições para que seus alunos possam assumir
com autonomia e responsabilidade o protagonismo
de sua própria formação integral e humana,
permitindo-lhes avaliar e incorporar inovações e
mudanças do mundo contemporâneo.
A Educação Infantil visa o
desenvolvimento integral das crianças de 2 a 5
anos, considerando suas especificidades físicas,
afetivas, emocionais, sociais e cognitivas.
Deve compreender a criança como
ser competente para contribuir com o
desenvolvimento de aprendizagens significativas
e enriquecer seus âmbitos de experiência e como
sujeito de direitos para oportunizar o exercício
da cidadania.
VISÃO : Ser um EMEI de Referência pela qualidade em educação, reconhecida pelos resultados do processo de ensino - aprendizagem e desenvolvimento humano.
Metas da Educação Infantil
Metas para o Infantil - II e III
As atividades deverão ser elaboradas priorizando as competências e habilidades abaixo, para que os alunos cheguem ao final do ano letivo capazes de:
- Ampliar as possibilidades de comunicação expressão, desenvolvendo a oralidade através das situações sociais;
- Ler, escrever e identificar letras, palavras e textos ainda que não de forma convencional;
- Escutar textos lidos, apreciando a leitura feita pelo professor;
- Contar e recontar textos infantis (histórias, cantigas, parlendas etc.); utilizando a linguagem oral e da linguagem escrita registrando através de desenhos ou palavras ainda que não seja de forma convencional;
- Familiarizar-se com a escrita por meio do manuseio de livros, revistas e outros portadores de texto;
- Identificar e escrever seu nome nas diversas situações do cotidiano;
- Produzir livremente a escrita;
- Identificar e escrever os numerais de 0 a 9;
- Associar número/ quantidade;
- Identificar as cores;
- Desenvolver o conceito de classificação (até 3 atributos);
- Desenvolver o conceito de seriação (até 3 elementos);
- Desenvolver a percepção auditiva, gustativa, olfativa, tátil e visual;
- Identificar figuras geométricas.
Metas para o Infantil - IV e V
As atividades deverão ser elaboradas priorizando as competências e habilidades abaixo, para que os alunos cheguem ao final do ano letivo capazes de:
- Ler, escrever e identificar letras, palavras e textos ainda que não de forma convencional;
- Elaborar perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos em que participa;
- Escutar textos lidos, apreciando a leitura feita pelo professor;
- Familiarizar-se com a escrita por meio do manuseio de livros, revistas e outros portadores de texto;
- Contar e recontar textos infantis (histórias, cantigas, parlendas etc.); utilizando a linguagem oral e da linguagem escrita registrando através de textos escritos ainda que não de forma convencional;
- Identificar e escrever seu nome nas diversas situações do cotidiano;
- Produzir livremente a escrita;
- Identificar e escrever os numerais de 0 a 9;
- Reconhecer e valorizar os números, as operações numéricas e as contagens orais;
- Desenvolver o conceito de classificação;
- Desenvolver o conceito de seriação.
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