PPP - Projeto Político Pedagógico

 
 Projeto Político Pedagógico. Ilustração: Fábio Lucca     Toda escola tem objetivos que deseja alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. O conjunto dessas aspirações, bem como os meios para concretizá-las, é o que dá forma e vida ao chamado projeto político-pedagógico - o famoso PPP. Se você prestar atenção, as próprias palavras que compõem o nome do documento dizem muito sobre ele:

- É projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo.

- É político por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir.

- É pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.

Ao juntar as três dimensões, o PPP ganha a força de um guia - aquele que indica a direção a seguir não apenas para gestores e professores mas também funcionários, alunos e famílias. Ele precisa ser completo o suficiente para não deixar dúvidas sobre essa rota e flexível o bastante para se adaptar às necessidades de aprendizagem dos alunos. Por isso, dizem os especialistas, a sua elaboração precisa contemplar os seguintes tópicos:


- Missão 
- Clientela 
- Dados sobre a aprendizagem 
- Relação com as famílias 
- Recursos 
- Diretrizes pedagógicas 
- Plano de ação

    Por ter tantas informações relevantes, o PPP se configura numa ferramenta de planejamento e avaliação que você e todos os membros das equipes gestora e pedagógica devem consultar a cada tomada de decisão. Portanto, se o projeto de sua escola está engavetado, desatualizado ou inacabado, é hora de mobilizar esforços para resgatá-lo e repensá-lo. "O PPP se torna um documento vivo e eficiente na medida em que serve de parâmetro para discutir referências, experiências e ações de curto, médio e longo prazos", diz Paulo Roberto Padilha, diretor do Instituto Paulo Freire, em São Paulo.

 EMEI Zuila Morais

Projeto Político Pedagógico

MISSÃO: Educar para o futuro, criando condições para que seus alunos possam assumir com autonomia e responsabilidade o protagonismo de sua própria formação integral e humana, permitindo-lhes avaliar e incorporar inovações e mudanças do mundo contemporâneo.

    A Educação Infantil visa o desenvolvimento integral das crianças de 2 a 5 anos, considerando suas especificidades físicas, afetivas, emocionais, sociais e cognitivas.
   Deve compreender a criança como ser competente para contribuir com o desenvolvimento de aprendizagens significativas e enriquecer seus âmbitos de experiência e como sujeito de direitos para oportunizar o exercício da cidadania.
 

VISÃO : Ser um EMEI de Referência pela qualidade em educação, reconhecida pelos resultados do processo de ensino - aprendizagem e desenvolvimento humano.

 

Metas da Educação Infantil

Metas para o Infantil - II e III

   As atividades deverão ser elaboradas priorizando as competências e habilidades abaixo, para que os alunos cheguem ao final do ano letivo capazes de:
  • Ampliar as possibilidades de comunicação expressão, desenvolvendo a oralidade através das situações sociais;
  • Ler, escrever e identificar letras, palavras e textos ainda que não de forma convencional;
  • Escutar textos lidos, apreciando a leitura feita pelo professor;
  • Contar e recontar textos infantis (histórias, cantigas, parlendas etc.); utilizando a linguagem oral e da linguagem escrita registrando através de desenhos ou palavras ainda que não seja de forma convencional;
  • Familiarizar-se com a escrita por meio do manuseio de livros, revistas e outros portadores de texto;
  • Identificar e escrever seu nome nas diversas situações do cotidiano;
  • Produzir livremente a escrita;
  • Identificar e escrever os numerais de 0 a 9;
  • Associar número/ quantidade;
  • Identificar as cores;
  • Desenvolver o conceito de classificação (até 3 atributos);
  • Desenvolver o conceito de seriação (até 3 elementos);
  • Desenvolver a percepção auditiva, gustativa, olfativa, tátil e visual;
  • Identificar figuras geométricas.


Metas para o Infantil - IV e V
 

   As atividades deverão ser elaboradas priorizando as competências e habilidades abaixo, para que os alunos cheguem ao final do ano letivo capazes de:
  • Ler, escrever e identificar letras, palavras e textos ainda que não de forma convencional;
  • Elaborar perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos em que participa;
  • Escutar textos lidos, apreciando a leitura feita pelo professor;
  • Familiarizar-se com a escrita por meio do manuseio de livros, revistas e outros portadores de texto;
  • Contar e recontar textos infantis (histórias, cantigas, parlendas etc.); utilizando a linguagem oral e da linguagem escrita registrando através de textos escritos ainda que não de forma convencional;
  • Identificar e escrever seu nome nas diversas situações do cotidiano;
  • Produzir livremente a escrita;
  • Identificar e escrever os numerais de 0 a 9;
  • Reconhecer e valorizar os números, as operações numéricas e as contagens orais;
  • Desenvolver o conceito de classificação;
  • Desenvolver o conceito de seriação.
As competências acima se referem às áreas de Linguagem Oral e Escrita e Matemática.



 

 

 

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